NIETZSCHE E A PERSONALIDADE COMO FUNDAMENTO DA FILOSOFIA
JASSON DA SILVA MARTINS
Doutorando, Filosofia, UFBA
Introdução
Em comemoração aos 150 anos da obra A filosofia na época trágica dos gregos, gostaria de apresentar e discutir algumas ideias-chave da compreensão de Nietzsche em relação à filosofia grega antiga. Quando se discute a importância dos pensadores pré-socráticos, é comum afirmar que muito devemos a Nietzsche. A sua compreensão e a sua apreciação deste período da filosofia ainda hoje são reveladores. Também é um fato que os pensadores pré-socráticos desempenharam um papel notável nas primeiras fases da evolução filosófica de Nietzsche.
Leia mais...
Revista Paradigmas 56
Apenas R$20,00: clique aqui e adquira seu exemplar impresso e contribua para a manutenção desse projeto.
Você pode pagar com boleto, transferência bancária, cartões de débito ou crédito. Frete grátis para todo o Brasil.
Após o pagamento, informe seu nome e endereço completo por e-maill Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Do etnocentrismo à alteridade: A ficção científica de Gabriel Tarde e Darcy Ribeiro
Edgar Indalecio Smaniotto
Mestre e Doutor em Ciências Sociais - Unesp/Marília
Fragmentos de história futura, de Gabriel Tarde, e Yvy-marãen: a terra sem males, ano 2997, de Darcy Ribeiro são duas obras de ficção científica que descrevem diferentes futuros utópicos. Ambas revelam muito do conhecimento das ciências sociais da época em que foram escritas, e como estes conhecimentos balizam nossa visão de sociedade. Afinal quando um autor escreve uma utopia, em geral ela faz um contraste entre a sociedade que vive e aquela imaginada, revelando as reformas que ele espera ver concretizadas em sua sociedade.
Leia mais...
Sobre o pessimismo de Anaximandro: A presença de Schopenhauer em A Filosofia na idade trágica dos gregos
Leonardo Araújo Oliveira
Doutorando em Filosofia - UFMG
Ideia central da obra: pensamento e personalidade
Um ano após a publicação de O nascimento da tragédia (1872), surge o opúsculo intitulado A filosofia na idade trágica dos gregos, que completa agora 150 anos. Trata-se, no entanto, de um material revisado das lições sobre filósofos pré-platônicos, que Nietzsche começou a tomar nota em 1869, preparando aulas na Universidade de Basiléia, quando ocupava o cargo de docente de filologia clássica.
Leia mais...