cefslogo

Para ter acesso ao artigo em pdf na íntegra, faça uma contribuição de R$0,99.

Clique aqui. Após o pagamento, você receberá um email liberando o acesso online em pdf no google drive.

Para liberar a edição inteira em pdf no google drive, clique aqui.(R$4,99)

 

Leituras e olhares filosóficos a partir das histórias em quadrinhos

Leandro Raphael Vicente
Mestre em Filosofia - UFABC

Introdução

 

As histórias em quadrinhos, com suas cores, formas e estilos diversos, oferecem mais do que entretenimento: elas nos proporcionam novas maneiras de ver e compreender o mundo. Ao organizar imagens e palavras em sequências deliberadas, os quadrinhos criam narrativas que estimulam tanto a percepção sensível quanto a reflexão crítica. Essa combinação única de elementos visuais e verbais permite que o leitor explore diferentes perspectivas e significados.

Inspirado por uma pesquisa teórico-prática desenvolvida no ensino de filosofia na educação básica, este artigo propõe um breve diálogo entre a linguagem dos quadrinhos e o pensamento filosófico. A abordagem é influenciada por teóricos e profissionais das histórias em quadrinhos, bem como pelo filósofo Merleau-Ponty, cuja obra destaca a primazia da percepção na constituição do conhecimento.