Espaço-Poesia
Quinhentos Anos de Quê?
Eram três as caravelas
que chegaram além d`além
mar.
Leia mais...
AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT
PAULO DIAS GOMES
Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.
Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil
Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).
Leia mais...
Teste seus conhecimentos
1. Paulo Freire e Sartre preocupam-se, sobretudo:
a Com as idéias formais que dão sentido ao mundo;
b Com a formalidade do discurso que embasa a sociedade;
Leia mais...
Controle de constitucionalidade e democracia: uma reflexão a partir de Ronald Dworkin
1 - Considerações iniciais
O presente trabalho discute, a partir do filósofo americano Ronald Dworkin, um dos problemas mais latentes da democracia atual, a saber, o controle de constitucionalidade. Tal problema surge quando não fica bem claro, num determinado estado democrático de direito,
Leia mais...
Expediente
Revista Paradigmas
ISSN 1980-43442
novembro/2008
Leia mais...