Espaço-Poesia

Eu ensinei a todos

Lecionei no ginásio durante dez anos. No decorrer desse tempo, dei tarefas a, entre outros, um assassino, um evangelista, um pugilista, um ladrão e um imbecil.

 O assassino era um menino tranqüilo que se sentava no banco da frente e me olhava com seus olhos azuis-claros; o evangelista era o menino mais popular da escola, liderava as brincadeiras dos jovens; o pugilista ficava perto da janela e, de vez em quando, soltava uma risada rouca que espantava até os gerânios; o ladrão era um jovem alegre com uma canção nos lábios; e o imbecil, um animalzinho de olhos mansos, que procurava as sombras.

O assassino espera a morte na penitenciária do Estado; o evangelista há um ano jaz sepultado no cemitério da aldeia; o pugilista perdeu um olho numa briga em Hong Kong; o ladrão, se ficar na ponta dos pés, pode ver minha casa da janela da cadeia municipal; e o pequeno imbecil, de olhos mansos de outrora, bate a cabeça contra a parede acolchoada do asilo estadual.

Todos estes alunos outrora sentaram-se em minha sala, e me olhavam gravemente por cima de mesas marrons. Eu devo ter sido muito útil para esses alunos - ensinei­ -lhes o plano rítmico do soneto elisabetano, e como diagramar uma sentença complexa.

PULLIAS, E.V: & YOUNG, J. Apud PILETTI, Claudino. Diddtica geral. 8. ed. São Paulo, Ática, 1987

AddThis Social Bookmark Button
  • leiamais

Paradigmas 29

Espaço-Poesia

Eu ensinei a todos

Lecionei no ginásio durante dez anos. No decorrer desse tempo, dei tarefas a, entre outros, um assassino, um evangelista, um pugilista, um ladrão e um imbecil.

AddThis Social Bookmark Button
Leia mais...

Sócrates e Cristo: um breve paralelo

Por volta do século II d.C., o cristianismo fortalecia-se em Roma, havia uma ligação entre a filosofia pagã e o pensamento cristão ligando Sócrates a essa nova concepção religiosa emergente.

AddThis Social Bookmark Button
Leia mais...

Educação sem Futuro

 

Nosso sistema educacional está falido. Aprende-se a vital diferença entre angiospermas e gimnospermas, sem nunca se ter visitado um jardim botânico ou atravessado a rua até o parque ou praça mais próximos. Gametas e zigotos são explorados ao longo de todo um ano, mas educação sexual deixa de ser discutida.

AddThis Social Bookmark Button
Leia mais...

Formação de professores de educação infantil no Brasil: expectativas e desafios

A questão da formação de professores vem sendo amplamente discutida por profissionais da educação e pelos diferentes sistemas de ensino, bem como enfatizada constantemente pelo próprio Ministério da Educação, uma vez que a formação desses profissionais se apresenta como uma questão estratégica para a melhoria da qualidade do ensino, onde a atuação docente reflete diretamente no processo de desenvolvimento e aprendizagens dos alunos.

AddThis Social Bookmark Button
Leia mais...

A coisa e a obra em Martin Heidegger

Percebemos, com inteligibilidade, que a arte está perdendo sua legitimidade e sua essência, hodiernamente, em detrimento de um subjetivismo atroz e sem consisistencia. Alem desta problemática contemporânea, outra se impõe: o caráter do fazer artístico tende a diluir-se enquanto encontrar-se preso a conceitos totalitários e, principalmente ao niilismo da técnica que veementemente esta realizando uma dissipação do ente.

AddThis Social Bookmark Button
Leia mais...