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Entrevista

Márcia Heloísa

Educadora e Filósofa

 

Tema: Filosofia com Crianças!

 1. Márcia, como nasceu esta experiência?

A filosofia com crianças nasce de estudos filosóficos e experiências educativas empreendidos pelo filósofo e educador norte-americano Matthew Lipman.

 

 

  1. É possível Filosofar com crianças? Se possível, como se dá este processo?

Filosofar é um processo desenvolvido pela espécie humana e, portanto, todo ser humano é capaz de filosofar, tanto do ponto de vista biológico quanto cultural; há uma especificidade humana que é a continuidade natureza-cultura, a qual demanda o preparo e a iniciação dos novos membros da espécie nos processos do pensar bem, do pensar reflexivo. O processo se dá mediante a construção de espaços de relações discursivas nomeados de comunidades de investigação, nos quais se desenvolvem habilidades cognitivas e sociais propícias ao estabelecimento de uma convivência democrática e fundada em processos reflexivos.

 

  1. Que habilidades a Filosofia pode ajudar a desenvolver na criança?

São inúmeras as habilidades descritas por Lipman, porém ele as agrupa em quatro grandes categorias: Investigação, Formação de Conceitos, Raciocínio e Tradução.

 

  1. Qual idade mais adequada para se iniciar este aprendizado?

Há experiências desenvolvidas a partir de três anos de idade. Não é a idade que torna adequado o início do aprendizado. A abordagem proposta pelo educador responsável é que deve ser adequada às características cognitivas, psicológicas e sócio-culturais dos alunos.  

 

  1. Como se estrutura os conteúdos? Quais são os critérios?

O desenvolvimento da atitude filosófica, a construção de habilidades cognitivas propícias à reflexão e a convivência discursiva em moldes democráticos supera a necessidade de um rol de conteúdos determinados pela história da filosofia e as doutrinas dos filósofos clássicos. Conceitos são instrumentais em tal proposta e devem servir para que os homens pensem sobre os problemas contextualizados em seus mundos de inserção. Os conteúdos podem ser selecionados nos materiais literários com os quais as crianças já lidam e os critérios para ressaltar determinados temas devem ter como parâmetros problemas universais que as grandes áreas da filosofia já apresentaram ao longo de seu desenvolvimento e que ainda oferecem sentidos para o momentoatual.

 

  1. Filosofia e Educação um resgate de valores ou algo novo?

Não creio em resgate de valores. Creio na ressignificação de conceitos que apontam para valores atuais que podem coincidir ou não com valores pertencentes a outros contextos de tempo e espaço diferenciados dos hodiernos. Nada há de totalmente novo, nada há que se reproduza tal e qual no passado... a realidade é dinâmica e os homens estão sempre a reconstruir seus mundos de referência. A filosofia auxilia a educação a refletir para além dos preconceitos e das cosmovisões fechadas. 

 

  1. Diferenciais da Filosofia com crianças.

O diferencial é a referência a um projeto educativo pautado na reflexão e no desenvolvimento de uma atitude filosófica calcada em princípios democráticos.

  1. Se pudesse resumir sua experiência em uma palavra

Vida.

  1. Seu desejo como Educadora e Filósofa.

Vislumbrar meus alunos utilizando o pensar reflexivo para a construção pessoal de experiências melhores para indivíduos e demais homens que partilham em humanidade da vida associada democrática.

 

  1. Uma mensagem

Como diz Dewey, o mestre é o profeta de Deus, entendendo Deus como a Vida que se manifesta na totalidade da experiência humana em continuidade homem-natureza-sociedade.

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 José Alan da Silva Pereira

Graduado em licenciatura plena em filosofia pela faculdade de filosofia, ciência e letras de Caruaru – FAFICA. Atualmente mestrando em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

1. Introdução

 

          No prefácio para o livro Pedagogia do Oprimido, o professor Ernani Maria Fiori traz um dos testemunhos mais contundentes e uma das frases mais elucidativas sobre a personalidade educadora de Paulo Freire: “Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida: não pensa ideias, pensa a existência” (FREIRE, 2005, p. 7). Ao ler tal sentença, percebemos a partir de onde um diálogo pode ser estabelecido entre esses dois gigantes do pensamento contemporâneo, a saber: Freire e Sartre.       

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 Siloe Cristina do Nascimento Erculino

Mestranda em Filosofia -  UFES

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Expediente 32
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Expediente

Revista Paradigmas, uma publicação do CEFS – Centro de Estudos Filosóficos de Santos

ISSN 1980-43442

Edição 32

Ano VI - Maio/junho 2006

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Paradigmas 35

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Paradigmas
Filosofia, Realidade & Arte

Ano IX - Nº 35
ISSN 1980-4342

Março/Abril 2009

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Espaço-Poesia

Desemprego

 Desemprego
Mãos vazias
Filhos com fome
Incerteza na boca dos homens
Desemprego
Agonia
Lojas vazias
Filas imensas
Mãos em romaria
Desemprego
Nó no futuro
Globalização fora de rumo
Invisível e intransponível muro
Desemprego
No sono
Na fila
No coração do homem trabalhador
Só desassossego
Desemprego
Bicho-papão
Se nada for feito
Viraremos refeição

Peilton Sena

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Márcia Heloísa

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