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Conhecimentos

 

1. Segundo Platão, em sua busca por uma explicação racional para a criação do mundo, o cosmo foi criado por um demiurgo, sendo de natureza orgânica, viva e racional.  Ainda segundo Platão, a alma do homem é dividida em:

 

  1. imortal, mortal e imaterial;
  2. racional, irascível e concupiscente;
  3. racional, irracional e emocional;
  4. superior, mediana, e inferior.

2 . Um dos temas abordados por Michel Foucault diz respeito ao papel do intelectual na sociedade. Com base em seus textos, podemos afirmar que:

  1. o intelectual tem um papel de profeta na sociedade moderna, com o objetivo de guiar os cidadãos urbanos.
  2. o intelectual tem o único papel de desvendar os princípios teóricos que possam embasar as estruturas sociais.
  3. o intelectual tem um papel específico, estabelecendo teorias correlacionadas à prática, devendo atuar na solução de problemas específicos da sociedade.
  4. o intelectual deve manter-se mergulhado no mundo universitário, pois é ali, nas bibliotecas, que ele encontrará condições de propor teses que venham solucionar os conflitos reais.

3. T. Adorno, ao expor a dialética negativa, destaca a expectativa que permeia o homem no sentido de alcançar uma identidade entre ser e pensar. No entanto, esse fim, pode-se afirmar, acaba por se tornar utópico, pois:

  1. ser e pensar são totalmente opostos e por isso o homem jamais encontrará uma ligação entre essas duas categorias;
  2.  o homem já mantém a identidade entre ser e pensar  em seu interior e essa expectativa é, na verdade uma fuga de sua identidade, provocando sempre o afastamento cada vez mais da expressão dessa identidade;
  3. a identidade entre ser e pensar é contraditória em si mesma, razão pela qual é impossível qualquer aproximação dessa pretendida identificação;
  4. diante das características humanas, é impossível efetuar a identidade absoluta entre ser  e pensar.

 

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Paradigmas 35

Expediente

Paradigmas
Filosofia, Realidade & Arte

Ano IX - Nº 35
ISSN 1980-4342

Março/Abril 2009

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Espaço-Poesia

Desemprego

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Entrevista

Márcia Heloísa

Educadora e Filósofa

 

Tema: Filosofia com Crianças!

 1. Márcia, como nasceu esta experiência?

A filosofia com crianças nasce de estudos filosóficos e experiências educativas empreendidos pelo filósofo e educador norte-americano Matthew Lipman.

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1. Segundo Platão, em sua busca por uma explicação racional para a criação do mundo, o cosmo foi criado por um demiurgo, sendo de natureza orgânica, viva e racional.  Ainda segundo Platão, a alma do homem é dividida em:

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Platão & Jung - Vocação - educação - cidadania

Este artigo apresenta uma breve reflexão comparativa entre os tipos de caráter apresentados na obra platônica e na tipologia junguiana. Para tanto, faz-se necessário inicialmente formular um descritivo de ambos os sistemas, com os seus respectivos fundamentos, a fim de que se possa estabelecer paralelos entre as duas teorias, com seus pontos de convergência e, evidentemente, com os de divergência.

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Michel Foucault: um intelectual específico

 

Para Foucault, não podemos pensar o papel do intelectual separado de seu engajamento político, e, para demonstrar esta questão, ele vai apontar a diferença entre o intelectual universal e o intelectual específico, mostrando que o intelectual que atuava no plano do “universal” e do “exemplar” é

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A dialética do conceito em Theodor  W. Adorno

Apresentação: O objetivo do trabalho é refletir acerca da “dialética do conceito” em Theodor W. Adorno. Em face disso, descreve-se uma linha de raciocínio que se desdobra em dois planos. O primeiro apresenta o conceito como condição de possibilidade da tentativa humana em dominar a natureza cuja verdade lhe é desconhecida, buscando assim, conhecer tudo aquilo que lhe é oposto segundo o princípio de identidade.

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