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A viagem suicida pós-moderna

A solidão como saída

Mateus Ramos Cardoso

Especialista em Ética pela Finon

                  Nosso modo de viver moderno é caracterizado pelo desenvolvimento cada vez mais rápido no qual a tecnologia a cada dia supera a si mesma. 

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O indivíduo em Sören Aabye Kierkegaard

 José Paulo Coelho Faradji Chadan[1](*)

Sören Aaybe Kierkegaard, pensador e filósofo religioso do século XIX refletirá principalmente sobre o tema de como se tornar um verdadeiro cristão, um cristão genuíno. Entretanto, para chegar ao ponto conclusivo de sua filosofia, a saber, como se tornar um verdadeiro cristão, Kierkegaard passará a refletir acerca dos diversos modos de existência, que chamará de estádios.

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Assassinato x Sacrifício[1]

De Kieslowski a Kierkegaard. 

 “A fé é a mais alta paixão de todo homem”

Neste artigo, buscarei fazer uma relação entre o filme Não Matarás, do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski e a obra Temor e Tremor, do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, juntamente com outros argumentos e pensamentos para tentar responder a uma pergunta ética:

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O LABIRINTO DA LIBERDADE: inteligência, espontaneidade e contingência em Leibniz

Laura Elizia Haubert 

A liberdade adotada como tema reflexivo aparece desde os escritos de juventude de Leibniz mantendo uma constância de opiniões até suas obras finais, alterando com o passar dos anos apenas a fineza que foi se acrescentando a sua argumentação. Segundo Roldán (2014, p.247), a discussão era uma polêmica em voga das quais participaram vários autores como “... la tradición escolástica (Suárez, Molina, Bañez, etc.), con los plantemientos de la Reforma luterana en torno a la predestinación − De servo abritrio – así con sus referentes polémicos coetáneos (Descartes, Spinoza, Hobbes, Arnauld, King, Clarke, entre otros)...”

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Herdamos uma filosofia da praxis

Entrevista com Antônio Joaquim Severino

 As idéias de Mounier “ajudariam a traçar perspectivas para crises políticas de qualquer sociedade onde o ser humano é manipulado, explorado, oprimido, como é bem o caso da sociedade brasileira”, destaca o Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino, na entrevista concedida

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Ciência e pós-modernidade

AS DIFICULDADES DO SABER CIENTÍFICO NAS SOCIEDADES PÓS-MODERNAS: CONCEPÇÕES E CRÍTICAS A JEAN-FRANÇOIS LYOTARD

Artur Mazzucco Fabro

Graduando em Ciências Sociais na UFSC

Jean-François Lyotard nasceu em 1924 e é considerado um dos mais brilhantes filósofos da sua geração. O francês fazia parte do grupo “Socialismo e Barbárie”, junto com Cornelius Castoriadis, e foi um ativista da guerra de independência da Argélia (1954-1962).

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Teste seus conhecimentos

1. Paulo Freire e Sartre preocupam-se, sobretudo:
a    Com as idéias formais que dão sentido ao mundo;
b    Com a formalidade do discurso que embasa a sociedade;

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Religião na Bioética, avanço ou retrocesso

 A bioética surge da necessidade de defender os direitos humanos, já que, em nome do avanço científico, várias transgressões aos direitos humanos estavam acontecendo, como o das experiências nazistas com prisioneiros nos campos de concentração e outras experiências subseqüentes

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Entrevista

Com Renato Nunes Bittencourt,

Doutor em Filosofia - UFRJ.
Especialista em Filosofia Grega Antiga, Espinosa, Schopenhauer,
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Consumo e crítica da cultura contemporânea

Colaboração:

Wellington Lima Amorim

 

1. Partindo do pressuposto de que o conceito de Pós-modernidade expressa um período de transição entre a Modernidade e um futuro ainda por ser construído, pode-se afirmar que a contemporaneidade é marcada pela desconstrução dos valores do sujeito e o aparecimento do conceito de pessoa, como recusa do assujeitamento do sujeito moderno?

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Esboço sobre a questão epistemológica e a Filosofia da Educação

José Sobreira de Barros Júnior
Mestre em Filosofia - PUCSP

Todos nós na Educação sempre imaginamos algumas situações que, de uma maneira ou de outra, vivenciamos ao longo do nosso trabalho cotidiano; muitas vezes, um fato ou outro nos chama a atenção e nos leva a um processo de reflexão.

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