AddThis Social Bookmark Button

Fábulas & Paradigmas

O Canarinho e a Estátua

   Um dia de outono, um canarinho cantava no alto de uma estátua de mármore. A estátua gostava do pequeno pássaro, porém, sendo pétrea, tinha inveja de não poder emitir nenhum som e movimento. Quando sua inveja aumentava, tornava-se fria e escorregadia para os pés da pequena ave, e esta se via obrigada a voar dali. De tal modo os dias se tornavam difíceis ao canarinho - pois a inveja da estátua aumentava -, que ele se mudou para um velho carvalho. Então, um papagaio fez da estátua sua casa e não parava de tagarelar. Muitos outros papagaios vieram e tagarelavam o tempo todo. A estátua tornava-se fria e escorregadia, mas os pés das aves eram fortes e riscavam o mármore. Evidentemente, o canarinho com seu canto mavioso e seus delicados pés agora lhe fazia falta.

 

   As coisas costumam acontecer do seguinte modo: quando se perde algo é que se dá valor a ele. Nesse caso, a moral da história não é bem essa. Na continuação, os papagaios faziam tanto barulho que uma onça os comeu todos para conseguir dormir e a estátua viu-se livre deles, porém só.

 

Moral da história: A inveja projeta destruição no futuro e não percebe o presente.

( R.Gazolla) 

Publicada na seção  “Fábulas e histórias” do site www.hypnos.org.br

 

Home      Capa

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

Entrevista

A grande polêmica entre Heráclito e Parmênides

Lídice Chaves

Estudante do 5º semestre de Licenciatura em Filosofia na UnimesVirtual

Luiz Mendes: Bem, boa noite. Um dos nossos entrevistados do Paradigmas  de hoje é o filósofo Heráclito, uma personalidade das mais instigantes do mundo do pensamento, que lança na próxima semana um novo Epigrama, como sempre abordando as questões relativas ao Cosmos e à alma humana. Conosco também o

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Entrevista

José Sobreira de Barros Júnior

 

Colaboração: Luiz Meirelles

 

1.       Como você vê o papel da filosofia na sociedade do século XXI?

 A filosofia tem um papel essencial, principalmente quando os pensadores vão refletir sobre as relações do homem e a sociedade, como é possível o Eu individual quebrar e apresentar novos paradigmas, novas estruturas sociais, penso a filosofia tendo  um papel fundamental

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

A alegoria e o neoplatonismo

Julio Cesar Moreira

Mestrando em Filosofia pela PUC-SP

 

Este artigo é a segunda parte de um estudo e tem por objetivo realizar um levantamento no estudo do tema da interpretação alegórica nas doutrinas da escola Neoplatônica[1]. Ao estudarmos o Neoplatonismo é claramente apreensível o quão fundamental e intrínseco ao pensamento Neoplatônico é o componente da exegese alegórica, porém este tema não tem a devida atenção no meio acadêmico.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Entrevista

Alexandre Rojas de Lima sobre a Psicoestratégia

Colaboração

Luiz Meirelles

1- A Psicologia, até o seculo XIX, era uma disciplina da Filosofia. No século XX, ganhou corpo próprio e até um certo afastamento. Atualmente, é notório entre os profissionais da Psicologia a busca da fundamentação filosófica. Em sua prática profissional você considera as várias correntes filosóficas ou se alia a alguma específica?

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Filosofia com Pipoca

Pau que nasce torto se endireita

 Edson Pipoca

Por que um pensador de esquerda dá pra trás?! Bem, há a derrocada do comunismo... não, não! Parece-me algo mais palpável, sabe?! Matéria pura! Eu por exemplo tive um amigo que era o tipo de esquerda de carteirinha, quer dizer, sem carteira, já que não tinha dinheiro pra nada. Um duro!

Leia mais...