• Home
  • CEFS
    • TV Paradigmas
    • Fale conosco
    • Parcerias
    • Magazine Cefs
  • Videoteca
    • Semana 2014
    • Semana 2015
    • Semana 2016
    • Semana 2018
      • Programa
      • 15h - Paulo Freire
      • 16h - Martin Heidegger
      • 18h - Nossa Filosofia
    • Videoaulas
      • Zygmunt Bauman
      • A Psicologia em Nietzsche
      • Spinoza
    • Eduardo Galeano
    • Emmanuel Lévinas
    • Leandro Karnal
    • Zigmunt Bauman
  • Revista online
    • Edição atual
    • Edições 01 a 10
      • Edição 01
      • Edição 02
      • Edição 03
      • Edição 04
      • Edição 05
      • Edição 06
      • Edição 07
      • Edição 08
      • Edição 09
      • Edição 10
    • Edições 11 a 20
      • Edição 11
      • Edição 12
      • Edição 13
      • Edição 14
      • Edição 15
      • Edição 16
      • Edição 17
      • Edição 18
      • Edição 19
      • Edição 20
    • Edições 21 a 30
      • Edição 21
      • Edição 22
      • Edição 23
      • Edição 24
      • Edição 25
      • Edição 26
      • Edição 27
      • Edição 28
      • Edição 29
      • Edição 30
    • Edições 31 a 40
      • Edição 31
      • Edição 32
      • Edição 33
      • Edição 34
      • Edição 35
      • Edição 36
      • Edição 37
      • Edição 38
      • Edição 39
      • Edição 40
    • Edições 41 a 50
      • Edição 41
      • Edição 42
      • Edição 43
      • Edição 44
    • Normas para artigos
  • Café Filosófico
    • Videos
    • Próxima edição
    • Praia Grande
    • Peruibe
  • Cursos presenciais
  • Pesquisar
AS Templates

Lista de artigos na categoria Paradigmas 20
Título Acessos
Espaço-Poesia: Deuses das utopias Acessos: 1830
Editorial - Agenda - Expediente 20 Acessos: 1760
Coluna do Leitor Ordem e... americanização? Acessos: 1913
Fábulas & Paradigmas: O Canarinho e a Estátua Acessos: 1960
Observador macroeconômico: Simplificando a Escola Acessos: 1763
Pedro Abelardo e a questão dos Universais Acessos: 29195
Considerações sobre Hans Küng e Enrique Dussel (2a parte) Acessos: 2205
Edição 20 Acessos: 3635
  • leiamais

Clique e leia...

O contratualismo de John Rawls e a Teoria da Justiça como eqüidade

A teoria da justiça como equidade de John Rawls propõe uma idéia de justiça que generaliza e leva a um nível mais alto de abstração o conceito tradicional do contrato social.

Leia mais...

Platão & Jung - Vocação - educação - cidadania

Este artigo apresenta uma breve reflexão comparativa entre os tipos de caráter apresentados na obra platônica e na tipologia junguiana. Para tanto, faz-se necessário inicialmente formular um descritivo de ambos os sistemas, com os seus respectivos fundamentos, a fim de que se possa estabelecer paralelos entre as duas teorias, com seus pontos de convergência e, evidentemente, com os de divergência.

Leia mais...

Os Filósofos pré-socráticos: filósofos da natureza

I – Introdução.

Até 600 a.C, aproximadamente, o homem grego utilizava a mitologia para explicar a natureza e fundamentar a própria organização sociopolítica grega. Os mitos mais antigos de que se têm registros remontam ao período Neolítico, isto é, aproximadamente 10.000 a.C.

Leia mais...

Educação sem Futuro

 

Nosso sistema educacional está falido. Aprende-se a vital diferença entre angiospermas e gimnospermas, sem nunca se ter visitado um jardim botânico ou atravessado a rua até o parque ou praça mais próximos. Gametas e zigotos são explorados ao longo de todo um ano, mas educação sexual deixa de ser discutida.

Leia mais...

Sustentabilidade, sociedade e educação:

como integrá-los

Atualmente a educação tem por objetivo desenvolver na criança a capacidade resolver problemas, por meio da aplicação dos conteúdos aprendidos e esse processo é mediado pelo professor.  Alem de aprender conceitos, na escola a criança aprende a ser cidadã. Não podemos deixar de trabalhar a educação

Leia mais...

Leia também...

Expediente

Paradigmas
Filosofia, Realidade & Arte

Ano IX - Nº 35
ISSN 1980-4342

Março/Abril 2009

Leia mais...

Teste seus

Conhecimentos

Encontre no texto A EAD e a volta da Filosofia para o Ensino Médio a crítica a respeito das novas tecnologias e a forma com que estão sendo usadas e assinale a alternativa correta:

Leia mais...

Entrevista

Márcia Heloísa

Educadora e Filósofa

 

Tema: Filosofia com Crianças!

 1. Márcia, como nasceu esta experiência?

A filosofia com crianças nasce de estudos filosóficos e experiências educativas empreendidos pelo filósofo e educador norte-americano Matthew Lipman.

Leia mais...

Entrevista

A grande polêmica entre Heráclito e Parmênides

Lídice Chaves

Estudante do 5º semestre de Licenciatura em Filosofia na UnimesVirtual

Luiz Mendes: Bem, boa noite. Um dos nossos entrevistados do Paradigmas  de hoje é o filósofo Heráclito, uma personalidade das mais instigantes do mundo do pensamento, que lança na próxima semana um novo Epigrama, como sempre abordando as questões relativas ao Cosmos e à alma humana. Conosco também o

Leia mais...

EDUCAÇÃO E EXISTENCIALISMO: um diálogo possível entre Freire e Sartre

 José Alan da Silva Pereira

Graduado em licenciatura plena em filosofia pela faculdade de filosofia, ciência e letras de Caruaru – FAFICA. Atualmente mestrando em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

1. Introdução

 

          No prefácio para o livro Pedagogia do Oprimido, o professor Ernani Maria Fiori traz um dos testemunhos mais contundentes e uma das frases mais elucidativas sobre a personalidade educadora de Paulo Freire: “Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida: não pensa ideias, pensa a existência” (FREIRE, 2005, p. 7). Ao ler tal sentença, percebemos a partir de onde um diálogo pode ser estabelecido entre esses dois gigantes do pensamento contemporâneo, a saber: Freire e Sartre.       

Leia mais...
DESIGNED BY:  AS DESIGNING
Copyright © 2021 paradigmas