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Paradigmas

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37-Teste seus Conhecimentos
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Teste seus

Conhecimentos

 

  1. Para Vigotsky, a linguagem:
  2. Possui valor absoluto diante da realidade Leia mais...
    Michel Foucault: um intelectual específico
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    Michel Foucault: um intelectual específico

     

    Para Foucault, não podemos pensar o papel do intelectual separado de seu engajamento político, e, para demonstrar esta questão, ele vai apontar a diferença entre o intelectual universal e o intelectual específico, mostrando que o intelectual que atuava no plano do “universal” e do “exemplar” é

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    Expediente 32
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    Expediente

    Revista Paradigmas, uma publicação do CEFS – Centro de Estudos Filosóficos de Santos

    ISSN 1980-43442

    Edição 32

    Ano VI - Maio/junho 2006

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    38. As raízes histórico-filosóficas da alegoria
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    As raízes histórico-filosóficas da alegoria 

     

    Julio Cesar Moreira

    Mestrando em Filosofia pela PUC-SP

    Este artigo é a primeira parte de um estudo tem por objetivo realizar um levantamento no estudo do tema da interpretação alegórica nas doutrinas da escola Neoplatônica. Ao estudarmos o Neoplatonismo é claramente apreensível o quão fundamental e intrínseco ao pensamento Neoplatônico é o componente da exegese alegórica, porém este tema não se tem a devida atenção no meio acadêmico.

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    40. O realismo exemplarista
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    O realismo exemplarista:Uma breve análise da questão 46 do livro sobre oitenta e três questões diversas de Sto. Agostinho

    Adriano Soler
    Mestrando em Filosofia - PUCSP


    O aristotelismo tenta definir a essência de uma coisa e assim, demonstrar quais características que determinada coisa deve ter de acordo com a sua natureza. Assim, surgem os aristotélicos com uma questão por demais complexa, que seria: O que é uma natureza, se ela é uma realidade superior e acima das coisas cuja natureza ela é? Ou ainda, se ela é uma construção mental que existe apenas em nosso entendimento das coisas e se assim for, em qual base ela é construída? Desta forma, se inicia o problema dos universais na filosofia medieval.

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