• Home
  • CEFS
    • TV Paradigmas
    • Fale conosco
    • Parcerias
    • Magazine Cefs
  • Videoteca
    • Semana 2014
    • Semana 2015
    • Semana 2016
    • Semana 2018
      • Programa
      • 15h - Paulo Freire
      • 16h - Martin Heidegger
      • 18h - Nossa Filosofia
    • Videoaulas
      • Zygmunt Bauman
      • A Psicologia em Nietzsche
      • Spinoza
    • Eduardo Galeano
    • Emmanuel Lévinas
    • Leandro Karnal
    • Zigmunt Bauman
  • Revista online
    • Edição atual
    • Edições 01 a 10
      • Edição 01
      • Edição 02
      • Edição 03
      • Edição 04
      • Edição 05
      • Edição 06
      • Edição 07
      • Edição 08
      • Edição 09
      • Edição 10
    • Edições 11 a 20
      • Edição 11
      • Edição 12
      • Edição 13
      • Edição 14
      • Edição 15
      • Edição 16
      • Edição 17
      • Edição 18
      • Edição 19
      • Edição 20
    • Edições 21 a 30
      • Edição 21
      • Edição 22
      • Edição 23
      • Edição 24
      • Edição 25
      • Edição 26
      • Edição 27
      • Edição 28
      • Edição 29
      • Edição 30
    • Edições 31 a 40
      • Edição 31
      • Edição 32
      • Edição 33
      • Edição 34
      • Edição 35
      • Edição 36
      • Edição 37
      • Edição 38
      • Edição 39
      • Edição 40
    • Edições 41 a 50
      • Edição 41
      • Edição 42
      • Edição 43
      • Edição 44
    • Normas para artigos
  • Café Filosófico
    • Videos
    • Próxima edição
    • Praia Grande
    • Peruibe
  • Cursos presenciais
  • Pesquisar
AS Templates

Lista de artigos na categoria Paradigmas 05
Título Acessos
Editorial - Agenda - Expediente - Dicas Acessos: 1901
Resgate da Alteridade: caminho para a Justiça Acessos: 2619
Maquiavel: a busca da “virtù” e as exigências da fé cristã Acessos: 4210
Social Acessos: 1820
Coluna do Leitor: Eros mítico Acessos: 2391
Teste seus conhecimentos 05 Acessos: 1889
Estado, mercado e universidade pública! Acessos: 1963
Refletindo sobre a Bioética... Acessos: 1945
Edição 05 Acessos: 2678
  • leiamais

Clique e leia...

Formação de professores de educação infantil no Brasil: expectativas e desafios

A questão da formação de professores vem sendo amplamente discutida por profissionais da educação e pelos diferentes sistemas de ensino, bem como enfatizada constantemente pelo próprio Ministério da Educação, uma vez que a formação desses profissionais se apresenta como uma questão estratégica para a melhoria da qualidade do ensino, onde a atuação docente reflete diretamente no processo de desenvolvimento e aprendizagens dos alunos.

Leia mais...

Espaço-Poesia

Metáfora

Uma lata existe para conter algo

Mas quando o poeta diz: "Lata"

Pode estar querendo dizer o incontível

Leia mais...

Assassinato x Sacrifício[1]

De Kieslowski a Kierkegaard. 

 “A fé é a mais alta paixão de todo homem”

Neste artigo, buscarei fazer uma relação entre o filme Não Matarás, do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski e a obra Temor e Tremor, do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, juntamente com outros argumentos e pensamentos para tentar responder a uma pergunta ética:

Leia mais...

Artefato Cultural

Santos: história, memória e cultura

A cidade de Santos é uma das mais antigas em termos históricos e culturais do Brasil, da mesma forma que a maioria das cidades do litoral de São Paulo, pois estão inseridas no contexto histórico do início da colonização do Brasil, na primeira metade do século XVI.

Leia mais...

Expediente

 

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Janeiro/fevereiro - 2012

Leia mais...

Leia também...

Michel Foucault: um intelectual específico

 

Para Foucault, não podemos pensar o papel do intelectual separado de seu engajamento político, e, para demonstrar esta questão, ele vai apontar a diferença entre o intelectual universal e o intelectual específico, mostrando que o intelectual que atuava no plano do “universal” e do “exemplar” é

Leia mais...

Teste seus

Conhecimentos

 

  1. Para Vigotsky, a linguagem:
  2. Possui valor absoluto diante da realidade Leia mais...

    Sustentabilidade, sociedade e educação:

    como integrá-los

    Atualmente a educação tem por objetivo desenvolver na criança a capacidade resolver problemas, por meio da aplicação dos conteúdos aprendidos e esse processo é mediado pelo professor.  Alem de aprender conceitos, na escola a criança aprende a ser cidadã. Não podemos deixar de trabalhar a educação

    Leia mais...

     A significação do Baobá na cultura africana e suas transmutações ideológicas pós-contato europeu.

    Vanderleia Barbosa da Costa

    Graduanda em Gestão de Turismo

     pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão

    O Baobá é uma árvore originária das estepes africanas e regiões semiáridas de Madagascar, seu nome científico é Adansonia digitata; pode atingir até 30 metros de altura por 7 metros de circunferência. É resistente, sobrevivendo por longos períodos de estiagem, devido à sua capacidade de armazenar água, cerca de 120 000 litros e atinge até seis mil anos de idade. Pela magnitude e força, o Baobá é para muitas etnias africanas a árvore da vida.

    Leia mais...

    Entrevista

    Com Renato Nunes Bittencourt,

    Doutor em Filosofia - UFRJ.
    Especialista em Filosofia Grega Antiga, Espinosa, Schopenhauer,
    Nietzsche, Marx, teoria psicanalítica e temas relacionados a
    teoria da comunicação, comunicação corporativa, Moda
    Consumo e crítica da cultura contemporânea

    Colaboração:

    Wellington Lima Amorim

     

    1. Partindo do pressuposto de que o conceito de Pós-modernidade expressa um período de transição entre a Modernidade e um futuro ainda por ser construído, pode-se afirmar que a contemporaneidade é marcada pela desconstrução dos valores do sujeito e o aparecimento do conceito de pessoa, como recusa do assujeitamento do sujeito moderno?

    Leia mais...
DESIGNED BY:  AS DESIGNING
Copyright © 2021 paradigmas