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Revista Paradigmas - Edição 36

Título Data de criação Acessos
Video - Igualdade e marcadores sociais da diferença 17 Novembro 2015 1278
Video - Rumos para uma prática da libertação por meio da Filosofia e da Educação 17 Novembro 2015 1141
Video - Direito insurgente e movimentos populares: entre o marxismo e a Filosofia da Libertação 17 Novembro 2015 1219
Vídeo - A teoria do conhecimento em Tomás de Aquino: uma conciliação entre Agostinho e Aristóteles 18 Novembro 2015 1431
Vídeo - A Filosofia como práxis de libertação em Dussel e Fornet Betancourt 18 Novembro 2015 1869
Vídeo - Dois paradigmas da Filosofia no Brasil: um olhar para a história da Filosofia brasileira 18 Novembro 2015 1189
Vídeo - Conhecimento e felicidade: uma perspectiva desde Spinosa 19 Novembro 2015 1178
Vídeo A [des]construção do mito liberal da individualidade 19 Novembro 2015 1517
Vídeo - A transmutação em ciberpajé: performance, arte e vida 19 Novembro 2015 1397
Vídeo - Massificação e libertação 20 Novembro 2015 1185
Video - Crise da representatividade 20 Novembro 2015 1218
Vídeo - Educação, Ética e Emancipação: Domesticação e consumo de conhecimento 20 Novembro 2015 1349
Vídeo - Filosofia trágica e pós-modernidade: convergências entre Nietzsche e Maffesoli 20 Novembro 2015 1495
Vídeo: Barbárie da cultura - Jason de Lima e Silva 21 Novembro 2015 1142
Vídeo - A importância da Filosofia oriental - Eduardo Palmeira Bandeira 21 Novembro 2015 1440
Vídeo: Vontade de racismo em Nietzsche - João Ricardo Moderno 21 Novembro 2015 1460
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38. EDUCAÇÃO E EXISTENCIALISMO: um diálogo possível entre Freire e Sartre
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EDUCAÇÃO E EXISTENCIALISMO: um diálogo possível entre Freire e Sartre

 José Alan da Silva Pereira

Graduado em licenciatura plena em filosofia pela faculdade de filosofia, ciência e letras de Caruaru – FAFICA. Atualmente mestrando em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

1. Introdução

 

          No prefácio para o livro Pedagogia do Oprimido, o professor Ernani Maria Fiori traz um dos testemunhos mais contundentes e uma das frases mais elucidativas sobre a personalidade educadora de Paulo Freire: “Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida: não pensa ideias, pensa a existência” (FREIRE, 2005, p. 7). Ao ler tal sentença, percebemos a partir de onde um diálogo pode ser estabelecido entre esses dois gigantes do pensamento contemporâneo, a saber: Freire e Sartre.       

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41.Kant: possibilidades e limites da ciência
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Kant: possibilidades e limites da ciência

O porquê de a crítica da razão pura conduzir, necessariamente, à ciência, com base nas Seções de IV a VI da Introdução da Crítica da Razão Pura de Kant.

José Antonio Zago
Mestre em Filosofia da Educação UNIMEP

O objetivo deste trabalho é apresentar uma dissertação com base na leitura das Seções de IV a VI da Introdução da obra Crítica da Razão Pura, demonstrando o porquê, para Kant, de a crítica da razão pura conduzir, necessariamente, à ciência.

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Mitologia e Filosofia: um debate
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Mitologia e Filosofia: um debate                  

Um dos fatos mais interessantes na história da humanidade como um todo é tentar explicar o início de tudo, os acontecimentos do cotidiano e as possibilidades de entender a vida pós-morte. Em todos os tempos sempre ocorreu aos homens perguntar-se sobre sua origem e a do próprio universo que os cerca.

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40. Pau que nasce torto se endireita
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Filosofia com Pipoca

Pau que nasce torto se endireita

 Edson Pipoca

Por que um pensador de esquerda dá pra trás?! Bem, há a derrocada do comunismo... não, não! Parece-me algo mais palpável, sabe?! Matéria pura! Eu por exemplo tive um amigo que era o tipo de esquerda de carteirinha, quer dizer, sem carteira, já que não tinha dinheiro pra nada. Um duro!

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40. O mistério do mal
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O mistério do mal

Wellington Lima Amorim
Doutor em Ciências humanas - UFSC
Mateus Ramos Cardoso
Pós-Graduado em  Filosofia - Univ. Cândido Mendes- RJ


O Mal sempre nos causa medo e espanto e nos repele de nossa própria realidade, seja ela entendida como o mundo no qual nos encontramos ou mesmo a realidade pessoal. Mas e quando somos nós que o realizamos? Será que somos capazes de descrever o Mal explicitando-o com nossas próprias palavras ou ações? O que tem o Mal a ver com Deus? O que tem o Mal a ver conosco?

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